Avaliação de silagens elaboradas com milho produzido sob dois níveis de adubação: II. Qualidade
Resumo
Com o fim de minimizar os custos de produç o, os pequenos produtores da bacia leiteira de Pelotas uilizam como adubaç o máxima para a produç o de silagem, aquela recomendada para produç o de gr os. Por isso o estudo averiguou o efeito de dois níveis de adubaç o (gr os; silagem) sobre a qualidade, o teor e a suficiência de nutrientes para três categorias animais (lactaç o; crescimento e terminaç o em bovinos) nas silagens de duas culivares de milho (variedade; híbrido). Foram esimados os teores dos parâmetros de qualidade (matéria seca, matéria mineral, matéria orgânica, proteína bruta, fibra bruta, extrato n o nitrogenado, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, lignina e digesibilidade in vitro da matéria orgânica) e os nutrientes disponíveis (proteína bruta diges vel, nutrientes diges veis totais, energia metabolizável, energia líquida lactaç o, energia líquida mantença, energia líquida ganho, cálcio e fósforo) por kg de matéria seca. Foi esimada a capacidade de produç o de leite por tonelada e por hectare. O desenho experimental foi o de blocos completos casualizados, com quatro repeiç es. Os teores de nutrientes das silagens das duas culivares, nos dois níveis de adubaç o, s o caracterísicos daqueles encontrados em silagens de milho. A adubaç o para produç o de silagem aumenta os teores da matéria mineral, da proteína bruta e da proteína bruta diges vel, bem como o coeficiente de digesibilidade in vitro da matéria orgânica. As silagens das duas culivares apresentam energia suficiente para produç o de leite e carne, entretanto s o muito deficientes em termos proteína, cálcio e fósforo, nos dois níveis de adubaç o. A adubaç o para produç o de silagem apresenta maior potencial de produç o de leite por tonelada e por hectare, nas duas culivares. recomendável a uilizaç o do nível de adubaç o para produç o de silagem, bem como a administraç o de suplemento protéico e de minerais aos animais.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.