Diretrizes para revisores

A revisão por pares em todas as suas formas desempenha um papel importante em garantir a integridade do registro acadêmico. O processo depende em grande parte da confiança e exige que todos os envolvidos se comportem com responsabilidade e ética. A revista Pesquisa Agropecuária Gaúcha (PAG) está apoiada nas diretrizes do Committee on Publication Ethics - COPE (https://publicationethics.org/node/19886) estabelecendo os princípios e padrões básicos aos quais todos os revisores devem aderir durante o processo de revisão por pares na publicação científica.

Quando for abordado para revisar, concorde em revisar apenas se você tem a experiência necessária para avaliar o manuscrito e pode ser imparcial em sua avaliação. É melhor identificar claramente quaisquer lacunas em sua experiência quando solicitado a revisar.

A Revista PAG se reserva o direito de não publicar textos científicos que agridam, ofendam ou hostilizam qualquer posicionamento de gênero, ideológico, étnico-racial, cultural ou ambiental.

Se você receber um manuscrito no idioma inglês, por favor, faça seu parecer no mesmo idioma do manuscrito.

 

Processo de revisão duplo-cego

O processo de revisão por pares da Revista PAG é duplo-cego, ou seja, revisor e autor não sabem suas identidades. Para garantir o processo duplo-cego, solicitamos aos revisores que façam seus comentários no texto sem que o nome ou a instituição possam ser identificados. 

Revisores devem preencher o formulário ao conferir o parecer.

 

Conflito de interesses

Por favor, indique para os editores se há algum conflito de interesse (ou interesses concorrentes) do revisor em relação a este manuscrito. 

 

Prazos

Por favor, responda a um convite para revisão por pares dentro de um prazo razoável, mesmo que você não possa realizar a revisão. Se você se sentir qualificado para julgar um determinado manuscrito, você deve concordar em revisar apenas se você puder devolver uma avaliação dentro do prazo proposto. Sempre informe o jornal imediatamente se as suas circunstâncias mudarem e você não puder cumprir o seu contrato original ou se precisar de um prazo maior. 

 

Confidencialidade

Ao concordar com a revisão do manuscrito da PAG, você aceita em manter confidencialidade do conteúdo do manuscrito. Bem como, concorda em não repassar ou envolver outras pessoas no processo de revisão. Nestes casos a Revista PAG deve ser consultada.

 

Viés e interesses conflitantes

 Nosso processo de revisão é duplo-cega, se você suspeitar da identidade do (s) autor (es), informe a revista se este conhecimento levanta qualquer potencial competição ou conflito de interesse. É importante permanecer isento de considerações relacionadas à nacionalidade, crenças religiosas ou políticas, gênero ou outras características dos autores, origens de um manuscrito ou por considerações comerciais.

Se você descobrir um interesse conflitante que possa impedi-lo de fornecer uma avaliação justa e imparcial, notifique a revista imediatamente.

Da mesma forma, notifique o jornal o mais rápido possível se você achar que não tem os conhecimentos necessários para avaliar os aspectos relevantes de um manuscrito de forma a não atrasar indevidamente o processo de revisão. 

 

Suspeita de violações de ética

Se você encontrar alguma irregularidade com relação à ética em pesquisa e publicação, avise a revista. Se suspeitar de quaisquer questões éticas, entre em contato com o editor diretamente e não tente investigar por si próprio. É apropriado cooperar, em sigilo, com a revista, mas não investigar pessoalmente a menos que a revista solicite informações ou conselhos adicionais.


Reconhecimento para revisores

A contribuição de um revisor para o processo editorial é inestimável e, como editores, procuramos reconhecer os esforços dos revisores.

As maneiras pelas quais os revisores atualmente recebem reconhecimento variam de periódico para periódico e podem incluir:

  • Ser incluído na lista anual de revisores da Revista. Esta é a forma mais comum de reconhecimento
  • Obter uma carta de agradecimento de contribuição do editor da revista

 

Como Revisor, você também pode obter reconhecimento no seu perfil do Publons: 

Para obter o reconhecimento por seu trabalho de revisão por pares para Revista Pesquisa Agropecuária Gaúcha (PAG), recomendamos que você crie um perfil Publons e encaminhe os e-mails “Obrigado por revisar” que você recebe da PAG para: reviews@publons.com .

Publons irá verificar os e-mails e adicionar registros dessas atribuições de revisão ao seu perfil de Publons.

https://publons.com/about/publishers/approved-messaging