DIRETRIZES DO CORPO EDITORIAL
Diretrizes Gerais
A revista científica PAG apresenta as diretrizes para os membros do corpo editorial. Todos os Editores devem ter ciência das definições e atribuições apresentadas neste manual. O corpo editorial é constituído por pesquisadores de notório conhecimento científico nas áreas das ciências agrárias e correlatas. Os editores atuam de forma voluntária, não havendo nenhum tipo de remuneração ou vínculo com a instituição responsável pela revista com relação a sua participação como membro do corpo editorial.
Os editores da PAG devem primar por um relacionamento amigável com os autores e com os revisores, tratando-os de forma gentil e exigindo que os pareceres tragam opiniões científicas, sem qualquer tipo de hostilidade aos autores.
A Revista PAG não publicará textos científicos que agridam, ofendam ou hostilizam qualquer posicionamento de gênero, ideológico, étnico-racial, cultural ou ambiental. Bem como, não fará distinção de localização geográfica, gênero, étnico-racial ou qualquer outra quanto aos autores, sendo eles tratados de forma imparcial.
Os editores devem manter sigilo quanto às publicações, e se comprometem a não utilizar todo ou parte do texto, materiais, ideias e dados divulgados num artigo submetido, sem consentimento expresso e por escrito do autor. Deve exigir o mesmo comprometimento dos revisores.
Os editores devem se abster de acompanhar manuscritos aos quais tenham qualquer conflito de interesse relacionados aos artigos. Nestes casos, informar ao editor-chefe.
Qualquer suspeita de má conduta deve imediatamente ser reportada à Editora-chefe ou editora adjunta. Os editores devem tomar medidas cabíveis quando reclamações éticas forem apresentadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado. Se, na investigação, a reclamação for fundamentada, uma correção, retratação, expressão de desculpa ou outra nota, sempre que necessário, será publicada no site da revista.
Os editores podem publicar na revista PAG, porém, não atuará no processo editorial daquela edição.
AS diretrizes éticas e dos revisores podem ser consultadas no site da revista:
http://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag/index
Editor-chefe/Editor gerente
Responsabilidades e Funções
O Editor-chefe (ou editor gerente) é responsável pela configuração e organização das edições e publicações. Escolha do corpo editorial, primando pela exogenia dos editores e dos revisores; políticas editoriais, qualidade do conteúdo e indexação nas bases de dados e diretórios de revistas científicas. Editar e-mails, formulários, diretrizes éticas e editoriais, e todas as demais informações e decisões em relação à revista e aos artigos.
O cadastro de editores, avaliadores, autores e demais usuários do sistema da revista é realizado pelo editor-chefe ou editor-adjunto.
O Editor-adjunto trabalha em conjunto com o Editor-chefe, nas decisões editoriais, garantindo a qualidade da revista. Na ausência do editor-chefe, o editor-adjunto fica responsável por estas atribuições. O Editor-adjunto deve ter pleno conhecimento de todas as etapas da editoração, oferecendo ao editor-chefe e ao comitê editorial informações necessárias para a tomada de decisão.
A primeira leitura do artigo com relação ao escopo da revista e ao rigor científico é feita pelo editor-chefe e em seguida pelo editor-adjunto. Em seguida, o artigo é encaminhado para o Editor de Seção, para uma segunda avaliação e seleção de revisores.
Manuscritos aprovados retornam aos editores chefe e adjunto para edição de texto, composição de provas, publicação final, atribuição de DOI e indexação.
Editores de Seção
Responsabilidades e Funções
O Editor de seção é responsável por fazer a avaliação preliminar dos artigos de sua área, que lhe forem designados, definindo sua continuidade ou não no processo double-blind review. A avaliação deve ser baseada em critérios científicos, primando pela exogenia dos autores. Após, o editor de seção fará a indicação e/ou sugestão de pareceristas; bem como acompanhará os artigos em todo processo editorial até a sua aprovação ou rejeição.
Os editores devem observar o cronograma estabelecido para arbitragem científica, revisão dos autores e decisão final, garantindo que os prazos sejam cumpridos. Caso haja necessidade de aumento de prazos, estes devem ser acordados com a editora-chefe.
O processo de leitura prévia do manuscrito e seleção de revisores não deve levar mais que 7 dias, uma vez que a revista está empenhada em garantir um processo de tramitação ágil para os autores.
Os Manuscritos são acompanhados durante todo processo editorial pelo editor de seção, que fará suas recomendações editoriais para o Editor-chefe, baseado nos pareceres dos revisores, e de forma imparcial, mantendo a decisão editorial final com Editor-chefe.
O Editor de seção deve garantir que o processo ocorra no sistema double-blind review, o que significa que terá que checar se os autores e avaliadores enviam seus pareceres ou manuscritos sem identificação de propriedade. Se isso acontecer, o editor deve retirar as propriedades do arquivo.
Escolha do avaliador pelo editor de seção
O Editor de seção deve convidar pelo menos 4 (quatro) revisores para cada submissão, e no mínimo 2 (dois) devem aceitar realizar a avaliação do manuscrito. A escolha do avaliador (revisor) deve ser baseada na expertise do revisor quanto ao conteúdo manuscrito; preferencialmente não ser da mesma instituição dos autores ou ter publicações em conjunto nos últimos 5 anos.
Os pareceres podem retornar com as seguintes recomendações:
- Solicitar modificações: O documento é devolvido ao autor, na medida em que deve considerar as anotações e observações, avaliar e reenviar uma nova versão do material, que eventualmente passará por uma nova rodada de avaliação (garantindo o double-blind review).
- Aceitar submissão: O autor é notificado do aceite, sendo que o documento é encaminhado diretamente para a etapa de edição de texto, diagramação e posterior produção, sem passar pelo fluxo da avaliação.
- Rejeitar submissão: O autor é avisado da negativa de publicação e irá para o arquivo.
Nas opções aceitar e rejeitar, o editor-chefe ou editor-adjunto deve ser acionado para decisão conjunta.
Após a etapa, o manuscrito aceito retorna ao editor-chefe ou editor-adjunto para edição de texto, composição de provas e publicação final.
Conselho Editorial
Responsabilidades e Funções
Os membros do Conselho Editorial possuem função consultiva e podem ser chamados para dar parecer em manuscritos submetidos para publicação, atuar como consultor para dirimir dúvidas em questões éticas ou de pareceres de avaliadores divergentes, casos controversos, sobre questões de conflitos de interesses ou outras relacionadas às políticas éticas e editoriais.
Todas as recomendações do Conselho Editorial devem estar apoiadas nas diretrizes éticas do COPE, nas políticas editoriais e éticas da PAG, nas boas práticas de publicação científica e nas recomendações dos indexadores da Revista e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).
Nos casos em que o membro do conselho souber a identidade do autor, deve fazer suas recomendações de forma imparcial.
Apoio Editorial
Responsabilidades e Funções
A Equipe de apoio editorial dará suporte às atividades de configuração e layout da revista; submissão, verificação de checklists, edição de texto, diagramação entre outras funções editoriais.
Fluxo Editorial
Submissão: Novas submissões são atribuídas aos Editores de Seção e consideradas para passar para o estágio de Revisão.
Alguns manuscritos são inadequados e não passam deste estágio.
Revisão: os manuscritos considerados aptos são encaminhados pelo editor de seção para revisão por pares.
Alguns envios não serão aprovados na revisão e terminarão na primeira etapa de revisão. Alguns necessitam de modificações, solicitadas pelos revisores, e são novamente encaminhadas aos autores para os ajustes necessários; ao retornarem são encaminhados para uma segunda rodada de avaliação. Aqueles que são aceitos passam para o próximo estágio.
Edição de texto: os artigos aceitos passam para esse estágio, onde são aprimorados pelo trabalho de um revisor de texto. Os autores podem ter a oportunidade de revisar o texto.
Editoração: Assim que as cópias forem concluídas e aprovadas, a submissão segue para esta fase. Na produção, os arquivos copiados são convertidos em provas - HTML, XML, PDF, etc. Mais uma vez, o autor tem a oportunidade de revisar as provas. Assim que todos estiverem satisfeitos, o envio é agendado para publicação em uma edição.