Politicas Editoriais sobre uso de Inteligência Artificial (IA)

Política Editorial sobre Uso de Inteligência Artificial (IA)

A Pesquisa Agropecuária Gaúcha (PAG) reconhece o avanço das tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) e sua utilidade em diferentes etapas da redação científica. Contudo, o uso dessas ferramentas deve observar princípios de transparência, responsabilidade, confidencialidade e integridade acadêmica.

Uso permitido

Tecnologias de IA podem ser utilizadas exclusivamente para realizar a tradução ou proofreading para o inglês, incluindo aprimoramento de gramática, ortografia e clareza da língua inglesa.

Nestes casos, os autores devem informar no manuscrito (em Agradecimentos ou Ethical Statements) que ferramentas de IA foram empregadas para auxiliar na revisão do idioma.

Uso não permitido (autores)

O uso de IA não é permitido para substituir a análise crítica dos autores, nem para gerar ideias, resultados, interpretações ou conclusões científicas.

Uso não permitido (revisores, editores)

A revisão por pares e a avaliação editorial são processos que devem ser conduzidos por especialistas humanos e, portanto, não podem ser realizados com auxílio de IA.

Não é permitido inserir manuscritos ou partes deles em ferramentas de IA públicas para revisão, tradução ou qualquer outro fim, pois isso pode comprometer a confidencialidade do processo editorial e os direitos autorais dos autores.

Responsabilidade dos autores

Os autores permanecem plenamente responsáveis pela precisão, originalidade e integridade científica do conteúdo publicado, independentemente do uso de IA.

O não cumprimento desta política poderá resultar em questionamentos éticos e/ou rejeição ou retirada dos artigos.