Avaliação das alterações bromatológicas do feno de campo nativo durante o armazenamento
Resumo
A composição bromatológica de dez rolos cilíndricos de feno de campo nativo da Campanha do Rio Grande do Sul foi avaliada no material armazenado a campo. De cada rolo foram retiradas três amostras de diferentes porções do fardo: uma da parte externa (E), uma da região central (Centro) e outra intermediária entre elas (I), a cada 28 dias. Foi determinada a matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), lignina, proteína insolúvel em detergente neutro (PIDN) e em ácido (PIDA). Não ocorreram alterações consistentes nos teores de PB com o tempo de armazena- mento, mas verificou-se um aumento nos teores de PIDN e PIDA (P < 0,05), caracterizando uma diminuição da proteína disponí- vel no feno. Os teores de FDA aumentaram com o tempo de armazenamento (P < 0,05). Quanto à porção do rolo, a parcela de E apresentou maiores valores de PIDA (P < 0,05). Os teores de PIDN não variaram (P > 0,05) conforme a porção do rolo. Concluiu- se que a porção externa foi a mais prejudicada pela exposição ao tempo durante o período de armazenamento.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.