Morfologia e características da carcaça de cordeiros Corriedale, submetidos a diferentes sistemas de pastejo
Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho de cordeiro quanto às medidas corporais in vivo e de carcaça, em três sistemas de pastejo em campo nativo. Os animais da raça Corriedale foram submetidos ao pastejo rotacionado em campo nativo melhorado com introdução de espécies hibernais (CNMR), ao pastejo rotacionado em campo nativo (CNR) e ao pastejo contínuo em campo nativo (CNC). Os lotes foram abatidos respectivamente aos 195, 215 e 257 dias. Os sistemas de pastejo rotacionado, de forma geral, apresentaram melhores resultados com relação às medidas corporais in vivo, e ainda uma menor idade de abate. O peso vivo apresentou uma correlação significativa com a maioria das medidas de carcaça em todos os tratamentos. Na relação peso vivo ao abate e peso de carcaça quente, a melhor correlação foi a do tratamento CNMR.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.