Influência da densidade e velocidade de semeadura no crescimento da aveia preta (Avena strigosa Schreb.), em semeadura direta
Resumo
Avaliou-se o efeito da densidade (30, 60 e 90 kg/ha de sementes viáveis) e da velocidade de semeadura (3,2; 5,3; 6,9 e 8,2 km/ h) no crescimento da aveia preta, submetida a um pastejo intensivo, em um experimento conduzido sob semeadura direta em São Gabriel/RS. O número de perfilhos por planta e de colmos por m2 foi afetado pela densidade, mas não pela velocidade de semeadura. Antes do pastejo, a massa seca da planta e do colmo principal e a produção de massa seca foram maiores para as velocidades mais altas. Observou-se ainda uma maior produção de massa seca e estatura de planta nas densidades de 60 e 90 kg/ha e uma redução na relação folha/colmo e na massa específica da planta, do colmo principal e dos perfilhos, com o aumento da densidade. À exceção da massa da planta, da estatura, do número de perfilhos por planta e de colmos por m2, as demais variáveis não foram influenciadas pelos tratamentos, após o pastejo.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.