Efeito de deslocamento da semeadora e do tipo de disco dosador de sementes no estabelecimento e produtividade do sorgo forrageiro (Sorghum bicolor L. Moench)
Resumo
Objetivando verifi car o efeito de diferentes velocidades de deslocamento da semeadora (3, 5 e 7 km/h) e tipos de disco perfurado horizontal (furos laterais e furos circulares) no estabelecimento e produtividade do sorgo forrageiro, conduziu-se um experimento em blocos ao acaso com três repetições. A população de plantas foi menor nas maiores velocidades e para o disco com furos circulares. A distribuição das plantas foi afetada pela velocidade de semeadura. O aumento da velocidade diminuiu a altura e a produção de massa seca de sorgo forrageiro aos 60 dias após a semeadura, não infl uenciando a produção total de massa seca (sorgo e invasoras). A produtividade de sementes decresceu linearmente com o aumento da velocidade, sendo menor para o disco de furos circulares. O melhor desempenho na semeadura de sorgo forrageiro foi obtido com a utilização do disco de furos laterais e velocidade de deslocamento de 3 km/h.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.