Avaliação de danos da lagarta-do-cartucho à cultura do milho com base no monitoramento de plantas atacadas em três safras agrícolas
Resumo
A lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda é o principal inseto-praga da cultura do milho no Brasil, po- dendo causar significativas perdas de produtividade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o dano da lagarta ao milho cultivado em diferentes períodos, em três safras consecutivas, monitorar a presença de adultos com feromônio sexual sintético e realizar o controle, com base no monitoramento. Experimentos foram instalados nas safras 2007/2008, 2008/2009 e 2009/2010, no delineamento de blocos casualizados, utilizando a cultivar AG 5011 em parcelas compos- tas por seis fileiras de plantas (5m x 0,70 m). Dois tipos de tratamentos foram comparados em cada período de cultivo, com quatro repetições: tratamento com inseticidas químicos quando 10 % das plantas de milho estavam atacadas, e sem tratamento químico (testemunha). Nas três safras, em qualquer período de cultivo, não ocorreu diferença signi- ficativa entre a porcentagem de plantas atacadas pela lagarta nas parcelas tratadas com inseticidas e parcelas tes- temunhas. Apenas na safra de 2009/2010 ocorreu diferença significativa entre a produtividade de milho das parcelas tratadas com inseticidas e testemunhas. Este resultado, porém, não pode ser atribuído ao ataque do inseto, cujo índice de infestação foi igual nas plantas inerentes aos dois tipos de tratamento. Ocorreram diferenças significativas entre os períodos de cultivo de milho, na safra 2008/2009, quanto à porcentagem de plantas atacadas e produtividade nas par- celas testemunhas, com tendência de aumento e redução, respectivamente, com o avanço da época de semeadura. O monitoramento com feromônio sexual sintético possibilitou detectar a presença da mariposa na área experimental, nas três safras. Considerou-se que os resultados dos experimentos não foram coincidentes, sendo necessário continuar os estudos, aperfeiçoando a metodologia, prioritariamente definir uma época mais adequada ao controle do inseto, antes de ser atingido o índice de 10 % de plantas infestadas.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.