Comportamento de leguminosas para cobertura do solo, adubação verde e controle de plantas daninhas .
Resumo
Realizou-se um experimento com o objetivo de avaliar o comportamento espécies leguminosás para a cobertura do solo e na competição com plantas daninhas. O delineamento estatístico foi o de blocos ao acaso com três repetições. Os tratamentos consistiram do cultivo de nove espécies de leguminosas de verão: crotalária juncea, feijão miúdo feijão-de-porco, guandu anão, gúandu arbóreo, lab lab, mucuna anã, mucuna cinza e mucuna preta. Avaliou-se a percentagem de cobertura do solo e a população de plantas para as espécies leguminosas e para as plantas daninhas, bem como a razão entre cobertura do solo e população de plantas e a produção de fitomassa das plantas leguminosas. O feijão-de-porco apresentou maior velocidade e percentagem de cobertura do solo ao longo do período. A crotalária juncea, o guandu anão e a mucuna anã permitiram aumento na percentagem de cobertura do solo pelas plantas daninhas ao longo do tempo
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.