ACÚMULO DE RESÍDUOS CULTURAIS NA SUPERFÍCIE DO SOLO, NUTRIÇÃO E RENDIMENTO DO MILHO AFETADOS POR MÉTODOS DE PREPARO E SISTEMAS DE CULTURA
Palavras-chave:
Zea mays L., preparo de solo, plantas de cobertura, nível de nitrogênio.Resumo
Este estudo teve por objetivo avaliar o efeito de três métodos de preparo do solo (convencional, reduzido e plantio direto), três sistemas de cultura (aveia preta/ milho, aveia preta + trevo subterrâneo/ milho e aveia preta + trevo subterrâneo/milho + caupi) e duas doses de nitrogênio (0 e 120 kg/ha) no acúmulo de resíduos culturais na superfície do solo, nutrição e rendimento do milho. As quantidades de resíduos vegetais acumuladas na superfície do solo e avaliadas no final do quinto ano, variaram de 3,09 a 5,60 t/ha de matéria seca, não sendo afetadas pelos métodos de preparo, sistemas de cultura e doses de N. O nitrogênio foi o nutriente mais limitante ao rendimento do milho e a sua disponibilidade diminui com a redução da intensidade do revolvimento do solo. O rendimento do milho variou de 2,39 a 5,72 t/ha, não sendo afetado pelos preparos de solo. Sem aplicação de N, a utilização de leguminosas resultou num incremento de até 81% no rendimento do milho, sendo correlacionado com a quantidade total de N na biomassa sobre o solo (resíduos+culturas de inverno). Os sistemas conservacionistas de manejo, que associam métodos de preparo com menor revolvimento do solo e leguminosas para cobertura e aporte de N, resultaram em altos rendimentos de milho, obtendo-se os benefícios adicionais da cobertura do solo pelos resíduos culturais durante um maior período do ano, comparativamente aos sistemas convencionais de manejo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.