Adubação com compostos orgânicos e cobertura verde do solo em pomar de tangerineiras sob cultivo orgânico
Resumo
O objetivo foi avaliar a influência da adubação com composto orgânico e da cobertura verde do solo em um pomar adulto de tangerineiras (Citrus deliciosa Ten.) ‘Montenegrina’ sob cultivo orgânico, localizado em Montenegro-RS, no período de 2007 a 2010. Os tratamentos constaram dos seguintes manejos de adubações: A – cobertura verde do solo com aveia-preta e ervilhaca (inverno) / feijão-miúdo (verão); B - adubação bienal com 200 m3 ha-1 de composto orgânico; C - adubação anual com 100 m3 ha-1 de composto orgânico; D - adubação em anos alternados, num ano com 100 m3 ha-1 de composto e noutro com biofertilizante líquido. Avaliaram-se a produção de frutos nos anos de 2008 a 2010, a massa de frutos excedentes raleados (manual), parâmetros qualitativos dos frutos e o estado nutricional das plantas. O tratamento A foi superior aos demais tratamentos quanto à produtividade das plantas, aos teores de suco (Ts) e de sólidos solúveis totais (SST), sem afetar as demais características avaliadas. Os tratamentos não influenciaram o estado nutricional das plantas, porém verificou-se que todas as tangerineiras apresentaram teores foliares insuficientes de N, K, Zn e Mn. Concluiu-se que a adubação de cobertura verde aumenta a produtividade das tangerineiras ‘Montenegrina’ e melhora alguns atributos qualitativos dos frutos, como SST e Ts, sem alterar o nível nutricional das plantas. A aplicação continuada dos materiais orgânicos estudados tem efeito depressivo sobre a quantidade e a qualidade da produção das tangerineiras, devido a desequilíbrios promovidos em alguns atributos químicos do solo.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.