ALTERAÇÕES FÍSICAS E HÍDRICAS DE UM PODZÓLICO EM FUNÇÃO DE SISTEMAS DE PREPARO
Resumo
Sistemas de preparo do solo diferem quanto à mobilização e grau de cobertura, causando alterações diferenciadasnos atributos físicos do solo, podendo afetar o rendimento das culturas e a qualidade ambiental. Com o objetivo de avaliaralguns destes atributos e a dinâmica de água no ciclo de uma cultura de inverno, no Rio Grande do Sul, conduziu-se umexperimento em sistema de preparo convencional e em semeadura direta sobre solo Podzólico Vermelho-amarelo, com três anosde implantação. Nestes tratamentos, situados na Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande doSul, sob rotação aveia+ervilhaca/milho, foram retiradas amostras indeformadas, até 0,70 m de profundidade, para a determina-ção da densidade, curva de retenção de água, distribuição do tamanho de poros e condutividade hidráulica do solo. Foimonitorada a dinâmica da água no ciclo da aveia+ervilhaca, utilizando-se o método gravimétrico a 0,05 m e tensiômetros de 0,10a 0,70 m, sendo a drenagem interna determinada a 0,60 m. Verificou-se que as diferenças mais significativas nos atributos físicosdo solo encontram-se a 0,20 m de profundidade. Nesta profundidade, o preparo convencional resultou em menormacroporosidade, maior microporosidade e maior retenção de água, que foi coincidente com a menor condutividade hidráulicasaturada e não saturada, quando comparado com o sistema de semeadura direta. Esta diferenciação nos atributos físicospossibilitou maior umidade, sob preparo convencional, no ciclo da cultura de aveia+ervilhaca, nas profundidades 0,10, 0,20 e0,30 m, e maior drenagem a 0,60 m, sob semeadura direta. Conclui-se que os três anos de implantação dos sistemas de preparoalteraram, diferenciadamente, os atributos físicos do solo, possibilitando aumentos na retenção de água, sob preparo conven-cional a 0,20 m, e na drenagem sob semeadura direta a 0,60 m.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.