Desempenho de genótipos de soja em solo hidromórfico de várzea
Resumo
A soja pode ser uma alternativa para exploração dos solos de várzea no estado do Rio Grande do Sul, onde predomina o cultivo de arroz. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de diferentes genótipos de soja em solo de várzea. O experimento foi conduzido no município de Júlio de Castilhos, onde foram avaliados dez genótipos de soja em delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. O rendimento de grãos apresentou diferenças significativas entre os genótipos em cada ano agrícola. O segundo ano de ensaio foi o que proporcionou o maior rendimento de grãos para os genótipos estudados. A linhagem JC 21198 foi a mais produtiva dentre os genóti- pos avaliados. A média do rendimento de grãos dos genótipos de soja na várzea foi superior à média de rendimento de grãos da soja no Estado para os três anos agrícolas em estudo.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.