Rendimento de grãos de soja em sistemas de produção de grãos com pastagens anuais de inverno e perenes, sob plantio direto
Resumo
A integração lavoura-pecuária tem mostrado que é técnica e economicamente viável. Para tal, devem ser identificados sistemas de produção de média e longa duração, integrando a produção de grãos com as pastagens perenês. O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho agronômico de soja em sistemas de produção constituídos por culturas produtoras de grãos e de pastagens, sob plantio direto, durante cinco anos. Cinco sistemas de produção foram avaliados: sistema I (trigo/soja, ervi lhaca/mi lho e aveia branca/soja); sistema 11 (trigo/ soja, pastagem de aveia preta + ervi lhaca/in i lho e aveia branca/soja); sistema 111 [pastagens perenes de estação fria (festuca + trevo branco + trevo vermelho + comichão)]; sistema IV [pastagens perenes de estação quente (pensacola + aveia preta + azevém + trevo branco + trevo vermelho + comichão)]; e sistema V (alfafa'para feno). A partir do verão de 1996, nas parcelas dos sistemas III, IV c V, foram semeadas culturas produtoras de grãos semelhantes às do sistema I. Os tratamentos foram distribuídos em blocos ao acaso com quatro repetições. Na média conjunta dos anos, o menor rendimento de grãos de soja foi obtido no sistema III, independentemente da cultura anterior (aveia branca e/ou trigo). Nos demais sistemas de produção de integração lavoura-pecuária, o rendimento de grãos de soja foi semelhante. Para as demais características agronômicas de soja, não houve diferença entre os sistemas estuda- dos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.