Avaliação agronômica de genótipos de sorgo silageiro em solos hidromórficos no Litoral Sul do Rio Grande do Sul, no ano agrícola 2010 / 2011

  • Fernanda Bortolini
  • Andréa Mittelmann
  • Mikael Bueno Longaray
  • Jamir Luís Silva Silva
  • Jorge Fainé Gomes
Palavras-chave: Sorghum bicolor, silagem, produção de forragem, fracionamento de massa seca, maturação.

Resumo

Este trabalho objetivou quantificar a produção de forragem e o fracionamento da massa seca de 21 ge- nótipos e quatro cultivares de sorgo silageiro, cultivados em solos hidromórficos no sul do Rio Grande do Sul. O de- lineamento experimental foi em blocos casualizados com três repetições e os 25 genótipos foram avaliados para 12 características agronômicas. A análise de variância mostrou diferença significativa entre os tratamentos para todas as características avaliadas, exceto a produção de massa seca. Os resultados mostraram média de produção de massa verde de 38.710 kg ha–1, de massa seca de 13.286 kg ha–1 e de massa seca de folhas de 2.530 kg ha–1. A porcentagem média de lâminas foliares, de colmo e de panícula foi: 20, 38 e 42 %, respectivamente, e o teor médio de massa seca foi de 34 %, com amplitude de 26 a 41 %. De acordo com a análise de distância houve uma divisão em dois grupos, onde se conclui que os genótipos de ciclo mais longo produziram mais massa seca de panículas, exceto a testemunha Volumax, e maior teor de massa seca; enquanto que os genótipos de menor ciclo apresentaram maiores percentagens de folhas e colmos, produção de massa verde e massa seca de folhas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-10-31
Como Citar
BORTOLINI, F.; MITTELMANN, A.; LONGARAY, M. B.; SILVA, J. L. S.; GOMES, J. F. Avaliação agronômica de genótipos de sorgo silageiro em solos hidromórficos no Litoral Sul do Rio Grande do Sul, no ano agrícola 2010 / 2011. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 17, n. 1, p. 37-44, 31 out. 2011.

Most read articles by the same author(s)