Crescimento e distribuição de raízes de capim-annoni-2 e do campo nativo: vantagem competitiva do capim-annoni-2?
Resumo
A gramínea invasora capim-annoni-2 (Eragrosfis plana ness) apresenta competitividade de crescimento em relação ao campo nativo, o que pode estar relacionado a um sistema radical mais extenso e profundo do capim-annoni-2, proporcionando maior absorção de nutrientes e acesso à umidade do solo. o crescimento e a distribuição no solo de raízes de capim-annoni-2 e de espécies de campo nativo foram avaliados em área sob pastejo em dom pedrito, rs, com amostragem através de monólitos coletados em touceiras de capim-annoni-2 (n=6) e em plantas de campo nativo (n=6). os monólitos de solo (4 dm3) foram divididos, resultando em amostras correspondentes às camadas de 0-10, 10-20 e 20- 40 cm de profundidade. também foi amostrada a parte aérea da vegetação dos monólitos. a massa seca total de raízes do capim-annoni-2 (42,90 g) foi maior (p<0,05) do que a das espécies de campo nativo (31,95 g), considerando todo o monólito. essa diferença (p<0,05) esteve restrita à profundidade de 0-10 cm (36,82 g vs 26,25 g), não havendo diferença (p>0,05) nas profundidades de 10-20 cm (3,96 g vs 3,53 g) e 20-40 cm (2,13 vs 2,16). a massa seca da parte aérea da vegetação e o conteúdo de p e K foram maiores para o capim-annoni-2 do que para o campo nativo. o capim-annoni-2 pode ter vantagem competitiva na absorção de nutrientes presentes na camada superficial do solo, mas a sua distribuição de raízes não proporciona maior acesso a nutrientes ou a umidade localizados mais profundamente no solo.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.