Morfologia e distribuição de raízes de arroz irrigado por inundação e sua relação com a absorção de nutrientes e o rendimento de grãos
Resumo
O desenvolvimento de genótipos mais eficientes na absorção dos nutrientes é um dos fatores que pode levar ao aumento do rendimento do arroz irrigado por inundação (Oryza sativa L.), além de reduzir a necessidade de adubação, pela diminuição das perdas e melhor aproveitamento dos nutrientes. A eficiência de absorção de nutrientes pode estar relacionada com a morfologia e a distribuição do sistema radicular no solo. Conduziu-se um experimento de campo, num Gleissolo, em Cachoeirinha (RS), comparando-se genótipos de diferentes tipos de planta: IRGA 417 (moderno), EEA 406 (tradicional), Avaxi (híbrido, moderno) e Bluebelle (americano), quanto à densidade de raízes, área superficial e raio médio das raízes, absorção de nutrientes (P e K) e rendimento de grãos. A distribuição das raízes nas profundidades de 0 a 5, 5 a 20, 20 a 30 e 30 a 40 cm foi avaliada pelo método do monólito. Os genótipos diferenciaram-se quanto à morfologia e à distribuição das raízes, com ‘Avaxi’ e ‘EEA 406’ apresentando maior densidade de raízes e distribuição mais superficial, especialmente ‘Avaxi’. Os genótipos modernos (IRGA 417 e Avaxi) apresentaram maior rendimento de grãos. Os genótipos diferenciaram- se, apenas, quanto à absorção de K na maturação, sendo que ‘IRGA 417’ e ‘Avaxi’ absorveram maior quantidade do que ‘EEA 406’. Não foi observada a relação da morfologia e distribuição das raízes no solo com absorção de nutrientes e rendimento de grãos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.