AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE CENOURA SOB DUAS FONTES DE ADUBO ORG NICO ANIMAL NA REGIÃO DA GRANDE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL.
Palavras-chave:
Daucus carola L., competição de variedades, adubação, adubo orgânico.Resumo
Os experimentos instalados, em 12 de agosto de 1993 e 06 de outubro de 1995, na Estação de Pesquisa e Produção de Viamão-FEPAGRO, tiveram o objetivo de avaliar o comportamento de cultivares de cenoura e o efeito de dois tipos de adubo orgânico animal. No primeiro experimento foram avaliados os cultivares Nantes Forto, Flakkese, Fuyumaki, Nantes Superior e Harumaki Kinko. Em 1995 Santes Superior' e `Harumaki Kinko' foram substituídos por `Brasília' e Tin Ton'. Os tratamentos de adubação foram baseados nas análises de solo e de esterco e naquele praticado pelos produtores da região. No experimento 1, os resultados destacaram o cultivar Nantes Forto, na produção de raízes comercializáveis. Os materiais também diferiram, entre si, no número de raízes, peso, diâmetro e comprimento médios. A produção comercializável, no segundo experimento, não apresentou diferenças significativas entre os cultivares. Porém, houve diferenças nas características de peso e comprimento médios, destacando-se os cultivares Brasília e Tin Ton respectivamente. Quanto à adubação, em 1993, o adubo orgânico promoveu acréscimos em todas as variáveis avaliadas, exceto no número de raízes. Em 1995, o adubo orgânico promoveu acréscimos significativos nas características de peso, diâmetro e comprimento médios das raízes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.