RENDIMENTO DE GRÃOS DE SOJA INFLUENCIADO PELO ARRANJO DE PLANTAS E NÍVEIS DE ADUBAÇÃO
Resumo
Os objetivos do presente trabalho foram avaliar os efeitos do arranjo dc plantas (espaçamento e população) e níveis de adubação sobre os componentes do rendimento e produtividade de grãos da soja. O experimento foi conduzido na Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEA/UFRGS), em Eldorado do Sul, RS, no ano agrícola de 1996/97, em solo Podzólico Vermelho Escuro (Paleudult). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com parcelas sub-subdivididas e quatro repetições. Foi utilizada a cultivar de soja 'FT-Saray' (precoce), em semeadura direta, com os tratamentos constando de três níveis de fertilidade do solo (sem adubação, adubação recomendada c duas vezes a adubação recomendada), duas populações (30 e 40 plantas/m 2) e dois espaçamentos entre linhas (20 e 40 cm). O rendimento médio de grãos foi de 4871 kg/ha, tendo sido modificado pelo espaçamento entre linhas onde 20 cm apresentou rendimento de 5420 kg/ha, sendo 1098 kg/ha superior ao espaçamento de 40 cm (4322 kg/ha). No espaçamento de 20 cm o número de legumes/m2 foi 1789, 16% superior aos 1544 produzidos em 40 cm, sendo este o componente mais importante na determinação do maior rendimento obtido em linhas espaçadas de 20 cm.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.