COMPOSIÇÃO DO RENDIMENTO DE GRÃOS EM GENÓTIPOS DE TRIGO ARGENTINO
Resumo
O rendimento de grãos em trigo é dado pelo produto entre o número de espigas por unidade de superfície, o número de grãos por espiga e a massa individual de grão. Para a composição de rendimento os genótipos utilizam estratégias diferenciadas, que envolvem mecanismos compensatórios entre os componentes de rendimento. Diante do exposto, o presente trabalho visou determinar as estratégias de composição de rendimento em alguns genótipos de trigo argentino: cv. 'Federal', 'LAI 3239', 'LAJ 3254', 'LAP 2350' e 741'. O experimento foi conduzido em Pergamino, Bs. As., República Argentina (33°53'S, 60°34'W e altitude de 68 m), durante o período de julho a dezembro de 1992. Constatou-se que essPc genótipos baseiam seu rendimento em diferentes estratégias e que há compensações entre os componentes numéricos de rendimento. Dc modo geral, 'Federal' baseia seu rendimento na eficiência de afilhamento; 'LAJ 3239', no índice de fertilidade da espiga; 'LAJ 3254', no número de afilhas por planta e na massa de grão; 'LAP 2350', no número de afilhas por planta, no índice de fertilidade da espiga e na massa de grão; e 'T41', no número de afilhas por planta e na eficiência do aftlhamento.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.