MODOS DE ADUBAÇÃO, ABSORÇÃO DE NUTRIENTES E RENDIMENTO DE MILHO EM DIFERENTES PREPAROS DE SOLO
Resumo
No segundo ano (1989) de um ensaio a campo, num solo podzólico vermelho-escuro, em Eldorado do Sul (RS), foram avaliados os efeitos dc preparos do solo e modos de adubação na absorção de nutrientes e no rendimento de milho. Os tratamentos, com três repetições, consistiram de parcelas com os métodos de preparo convencional, em faixas e sem preparo, e subparcelas com os modos de adubação a lanço, na faixa e na linha. A adubação consistiu na aplicação de superfosfato triplo (80 kg de P)02/ha=35 kg de P/ha) e cloreto de potássio (40 kg de K 20/ha=33 kg de K/ha). O N foi aplicado em cobertura, em três doses de 50 kg de N/ha, na forma de uréia. As linhas de semeadura foram estabelecidas no, mesmo local daquelas do primeiro ano de cultivo. O teor e/ou a quantidade de fósforo no tecido de milho, nos diferentes estágios de crescimento, foram influenciados pelos modos de adubação e/ou métodos de preparo do solo, os quais, no entanto, não afetaram a absorção de potássio. O crescimento do milho, o rendimento e o conteúdo de fósforo nos grãos não foram afetados pelos modos de adubação e métodos de preparo do solo.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.