Eficiência agronômica de fertilizante de couro bovino hidrolisado como fonte de nitrogênio e teores de cromo em solo, água e planta

Autores

  • André Dabdab Abichequer
  • Bruno Brito Lisboa
  • Bernadete Radin
  • Evelyn Penedo Dorneles
  • Luciano Kayser Vargas
  • Fábio Almeida Iranço
  • Maico Paulo Alflen
  • Rafael Lorscheiter
  • Vitor Hugo Zanotelli
  • Viviane Reginaldo Oliveira
  • Monique Presser Cigolini

Palavras-chave:

adubação orgânica, descarte de resíduos, adubação nitrogenada, farinha de couro, Zea mays L., Raphanus sativus L.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência agronômica de um fertilizante de couro bovino hidrolisado (FCH) como fonte de N e o impacto ambiental decorrente do aporte de cromo ao solo com o uso deste fertilizante. O experimento foi realizado em casa de vegetação da Fepagro em Viamão (RS), com o cultivo de milho e de rabanete em vasos com três camadas separadas (0-20, 20-40 e 40-60 cm de profundidade) de dois solos: Argissolo Vermelho- -Amarelo e Latossolo Vermelho-Escuro. Os tratamentos consistiram de duas doses de FCH, calculadas com base no seu teor de N: quantidade necessária para suprir o N para as culturas em estudo; metade das doses anteriores, complementadas com ureia para igualar as quantidades de N; e ureia como fonte padrão de N. Foram determinados nas plantas o rendimento de grãos ou bulbos, a massa seca da parte aérea e o teor de N na folha, além do teor de cromo na parte aérea, grãos e raízes. Após os cultivos, foi coletada água percolada pelo solo e amostras de solo das três camadas, para determinação de cromo. A eficiência agronômica do FCH foi semelhante à da ureia como fonte de N para o milho e o rabanete em ambos os solos, observando-se equivalência de rendimento de grãos e de bulbos e de teor de N na folha. Os teores de cromo nas partes comestíveis (grãos e bulbos) das plantas fertilizadas com o FCH não se diferenciaram dos teores das plantas cultivadas com ureia. O cromo, encontrado apenas na forma trivalente, ficou retido na camada superficial (0-20 cm) dos solos, onde houve aumento do seu teor com a aplicação de FCH, o que se refletiu na não-detecção de cromo na água percolada pelos vasos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-10

Como Citar

ABICHEQUER, André Dabdab et al. Eficiência agronômica de fertilizante de couro bovino hidrolisado como fonte de nitrogênio e teores de cromo em solo, água e planta. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 127–136, 2012. Disponível em: https://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag/article/view/148. Acesso em: 16 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.