Eficiência agronômica de fertilizante de couro bovino hidrolisado como fonte de nitrogênio e teores de cromo em solo, água e planta
Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência agronômica de um fertilizante de couro bovino hidrolisado (FCH) como fonte de N e o impacto ambiental decorrente do aporte de cromo ao solo com o uso deste fertilizante. O experimento foi realizado em casa de vegetação da Fepagro em Viamão (RS), com o cultivo de milho e de rabanete em vasos com três camadas separadas (0-20, 20-40 e 40-60 cm de profundidade) de dois solos: Argissolo Vermelho- -Amarelo e Latossolo Vermelho-Escuro. Os tratamentos consistiram de duas doses de FCH, calculadas com base no seu teor de N: quantidade necessária para suprir o N para as culturas em estudo; metade das doses anteriores, complementadas com ureia para igualar as quantidades de N; e ureia como fonte padrão de N. Foram determinados nas plantas o rendimento de grãos ou bulbos, a massa seca da parte aérea e o teor de N na folha, além do teor de cromo na parte aérea, grãos e raízes. Após os cultivos, foi coletada água percolada pelo solo e amostras de solo das três camadas, para determinação de cromo. A eficiência agronômica do FCH foi semelhante à da ureia como fonte de N para o milho e o rabanete em ambos os solos, observando-se equivalência de rendimento de grãos e de bulbos e de teor de N na folha. Os teores de cromo nas partes comestíveis (grãos e bulbos) das plantas fertilizadas com o FCH não se diferenciaram dos teores das plantas cultivadas com ureia. O cromo, encontrado apenas na forma trivalente, ficou retido na camada superficial (0-20 cm) dos solos, onde houve aumento do seu teor com a aplicação de FCH, o que se refletiu na não-detecção de cromo na água percolada pelos vasos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.