Dinâmica sazonal da pastagem e do desenvolvimento ponderal de novilhas em campos naturais com carga animal pré-experimental diferenciada (Serra do Sudeste – RS)
Resumo
Estudou-se os efeitos das estações climáticas e de um manejo pré-experimental diferenciado (Área 1: pastejo normal; Área 2: superpastejo) sobre a dinâmica da forragem (disponível e produzida) do campo natural, e desenvolvi- mento ponderal de novilhas. As cargas animais médias, reguladas pela técnica de “colocar-e-retirar”, foram de 0,4 UA/ ha no inverno e de 0,6 UA/ha nas demais estações (UA= 500 kg). Na Área 1 houve mais forragem disponível durante o ano, como conseqüência do superpastejo na Área 2 no período pré-experimental. As áreas experimentais não diferiram, porém, quanto a produção anual de forragem. O período crítico na oferta de forragem foi o inverno, quando ocorreram perdas no peso dos animais e a pastagem natural não supriu as necessidades de mantença dos animais. A dieta alimentar consumida pelos animais foi suficiente para aumento no peso desde o início da primavera (setembro) até o final do outono (maio).
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.