Avaliação de silagens elaboradas com milho produzido sob dois níveis de adubação: I. produção e custo operacional
Resumo
Este estudo averiguou o efeito de dois níveis de adubaç o [gr osrNAG (N 80 kg; P2O5 50 kg; K2O 70 kg); silagemrNAS ( N 160 kg; P2O5 130 kg; K2O 220 kg)] sobre: as produç es de matéria fresca (PMF) e matéria seca (PMS), e as disponibilidades de matéria seca diges vel (DMSD), nutrientes diges veis totais (DNDT), proteína bruta (DPB) e proteína bruta diges vel (DPBD) por hectare, de duas culivares de milho (variedaderMV; híbridorMH) semeadas em parcelas consituídas de 6 linhas de 7 m de comprimento. Após a colheita, o material foi homogeneizado e acondicionado em baldes plásicos (18 x 17 cm). Determinourse também a composiç o percentual das partes da planta e o custo operacional total (COT) de produç o das silagens. O desenho experimental foi ao acaso em arranjo fatorial 2x2, com quatro repeiç es. Foram detectadas diferenças significantes para a PMF entre culivares e entre níveis de adubaç o por culivar e para DPB e DPBD entre níveis de adubaç o. O MH demonstrou melhor desempenho que o MV em todos os parâmetros de produividade, nos dois níveis de adubaç o. O NAS propiciou um aumento das produç es de todos os parâmetros de produividade por hectare nas duas culivares, bem como um aumento da paricipaç o do colmo e um decréscimo da paricipaç o da espiga sem palha em relaç o à planta inteira. No NAG o COT dos parâmetros de produividade foi semelhante nas duas culivares; no NAS o COT de PMS, DMSD e DNDT e, principalmente, de DPB e DPBD foi maior no MV.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.