Margem bruta de sucessão de culturas usadas para controle do capim-annoni-2 (Eragrostis plana Nees)
Resumo
Objetivou-se avaliar a margem bruta de três sistemas de sucessão de culturas, através das produções de grãos e forragem, usadas para controle do capim-annoni-2 em campo natural invadido, em terras baixas, Capão do Leão, RS. Utilizou-se dois ciclos agrícolas com soja, sorgo-forrageiro e sorgo-granífero como culturas de estação quente, e aveia- preta na estação fria. O delineamento foi blocos completos ao acaso com seis repetições. Analisou-se a viabilidade econômica da produção de grãos e forragem ao final de cada ciclo agrícola e ao término dos dois ciclos agrícolas. Na análise econômica adotou-se a metodologia do custo direto (gastos com máquinas, mão-de-obra, implementos agrícolas, insumos etc.). As sucessões de culturas com sorgo-forrageiro + aveia-preta e soja + aveia-preta apresentam resultados positivos na receita bruta por ano, e no conjunto dos dois anos, dentro das condições ambientais da região.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.