Persistência de Desmodium incanum DC. ("pega-pega") em meio a cultivos agrícolas estabelecidos sobre campo nativo
Resumo
Para verificar o efeito do preparo dc solo sobre persistência de Desmodium incanum DC., em lavoura estabelecidasobre campo nativo da Depressão Central/RS (alt.46m; lat.30°05'S, long.51°40•0), em sete blocos casual izados aplicaram-se trêstratamentos: semeadura direta (SD), preparo reduzido (PR) e preparo convencional (PC). Foram avaliados o banco dc sementesdo solo (coleta e germinação), a abundância-cobertura e a freqüência de D. incanum (abundância-cobertura) no outono c prima-vera de 2002 e 2003 e outono dc 2004, tendo sido encontradas poucas sementes. Freqüência e abundância-cobertura dc D.incanum foram maiores em SD do que PR c PC c, neste último, valores muito baixos. Em SD c PR, relações entre freqüência eabundância-cobertura com datas de avaliação formaram regressões negativas. Verificaram-se associações entre freqüência eabundância-cobertura com p11 e matéria orgânica da camada superficial do solo. Apesar da redução gradual na persistência, D.incanum pode persistir, por até quatro anos, em áreas cultivadas com semeadura direta.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.