Produção de biomassa de plantas daninhas e seu potencial de uso em lavouras de abacaxizeiro no litoral norte do Rio Grande do Sul, Brasil
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar e quantificar a produção de biomassa de plantas daninhas para melhorar o seu controle e indicar aquelas com potencial de uso em benefício do solo e da cultura do abacaxizeiro. Dois ensaios foram conduzidos a campo, na mesma área, de ago./97 a out./99 e de mar./05 a dez./05, na FEPAGRO Litoral Norte, Maquiné-RS (lat. 29°54’S, long. 50°19’O, alt. 46 m, pluv. 1659 mm, em um Chernossolo Háplico Órtico típico). Em ambos as plantas espontâneas foram identificadas antes do plantio (ago./97 e mar./05) e as plantas daninhas aos três (nov./97) cinco (ago./05) e nove meses depois (dez./05), datas em que a biomassa foi quantificada. Influenciadas pela época do ano, tratamentos aplicados e manejo do solo e da cultura antes das coletas, em cada data determinado grupo de espécies produziu mais biomassa. Em nov./97, 93,4% do total de biomassa foram produzidos por Digitaria horizontalis(79,4%), Paspalum notatum(9,8%) e Ageratum conyzoides(4,2%); em ago./05, 59,0% do total correspondeu à produção de Lolium mulfiflorum (24,6%), Paspalum paniculatum (22,0%) e Hypochoeris brasiliensis (12,4%); em dez./05, 56,4% da biomassa decorreu das produções de Digitaria horizontalis (26,5%), Eragrosfis planna (15,6%) e Paspalum urvillei (14,3%). Nas referidas datas, as dez espécies que mais produziram biomassa acumularam 18,25, 0,42 e 1,28 t/ha, e as cinco de maior produção e que foram identificadas com maior freqüência (D.horizontalis, L. mulfiflorum, C. juncea, D. incanum e V. safiva) têm potencial para serem usadas em benefício do solo e da cultura do abacaxizeiro.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.