Variabilidade genética para proteína e rendimento de grãos em populações de feijão
Genetic variability fo protein and grains yield in common bean populations
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar populações segregantes de feijão com alto teor de proteína e alto rendimento de grãos, bem como estudar a correlação entre essas características. Os cruzamentos foram realizados em casa-de-vegetação, segundo o esquema de dialélicos completos, entre quatro genitores (TPS Nobre, Guapo Brilhante, BRS avaliadas Expedito em campo e UTF-1 durante Balisa). a primavera/verão As populações obtidas de 2003/04, (genitores, em delineamento F1’s, F1’s recíprocos, de blocos 105 Fao 2’s acaso, e retrocruzamentos) com duas repetições. foram
Após a colheita, foi feita a determinação do teor de proteína bruta e do rendimento de grãos nas 28 populações. Os resultados obtidos não revelaram presença de variabilidade genética para teor de proteína, apesar de que todas as populações obtidas apresentaram alto teor protéico. Já, diferenças significativas foram observadas nas populações segregantes com relação ao rendimento de grãos. Correlação negativa entre proteína e rendimento de grãos foi obtida. Três grupos foram formados para teor de proteína em feijão com 55% de dissimilaridade genética.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.