VARIABILIDADE GENÉTICA PARA VELOCIDADE DE GERMINAÇÃO EM SEMENTES DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.)
Resumo
O objetivo deste trabalho foi examinar a possível existência de variabilidade genética para velocidade de germinação em feijão. Foram avaliados, em casa de vegetação, 101 genótipos. Sementes produzidas em casa de vegetação foram semeadas em caixas plásticas em profundidades de 2,5 e 8,0 cm. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com duas repetições, sendo amostradas seis sementes por repetição. A avaliação, realizada a partir do Índice de Emergência, revelou diferenças nas respostas às profundidades das sementes, não havendo significância na interação cultivar x profundidade. Noventa e oito cultivares formaram o grupo estatisticamente superior e três, o grupo inferior. Dentre estes últimos, dois são feijões-de-vagem. Conclui-se que há pouca variabilidade para o caráter no germoplasma estudado, e que feijões-de-vagem podem ser melhorados para este caráter. Houve diferenças significativas entre genótipos oriundos de diferentes locais, sugerindo que a seleção natural possa atuar de forma diferenciada em ambientes diversos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.