Utilização de medidas corporais para avaliação de novilhos Braford em diferentes ofertas de campo nativo no Biome Pampa - Região da Campanha, Rio Grande do Sul, Brasil

  • Giselda da Silva Pires
  • Marilise Mesquita
  • Júlio César G. Silveira
  • César Augusto Cunha Corrêa
  • Ruth G. Calone Gomes
  • Geraldo Luis Hillebrand
Palavras-chave: Bovinos de corte, oferta de forragem naiva, medidas morfométricas, perímetro torácico

Resumo

O objeivo geral deste estudo foi idenificar em novilhos Braford, no Bioma Pampa/RS, a medida morfométrica que melhor se correlacionou com o peso vivo, em diferentes ofertas de campo naivo (4, 8, 12 e 16 Kg de MS verde de forragem naiva/100 Kg peso vivo/dia) e nas estaç es do ano. Foram realizados dois experimentos: um com novilhos de recria até a terminaç o e outro com novilhos de terminaç o. A caracterísica que apresentou a mais alta correlaç o com o peso vivo foi o perímetro torácico, r 0,92 e r 0,87 respecivamente, quando se considerou somente as diferentes ofertas de forragem naiva. Quando foi considerado, no modelo, o efeito das estaç es do ano nas ofertas 4, 8, 12 e 16%, o perímetro torácico variou junto com o peso vivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-30
Como Citar
PIRES, G. DA S.; MESQUITA, M.; SILVEIRA, J. C. G.; CORRÊA, C. A. C.; GOMES, R. G. C.; HILLEBRAND, G. L. Utilização de medidas corporais para avaliação de novilhos Braford em diferentes ofertas de campo nativo no Biome Pampa - Região da Campanha, Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 15, n. 2, p. 105-111, 30 dez. 2009.

Most read articles by the same author(s)