Utilização de medidas corporais para avaliação de novilhos Braford em diferentes ofertas de campo nativo no Biome Pampa - Região da Campanha, Rio Grande do Sul, Brasil
Resumo
O objeivo geral deste estudo foi idenificar em novilhos Braford, no Bioma Pampa/RS, a medida morfométrica que melhor se correlacionou com o peso vivo, em diferentes ofertas de campo naivo (4, 8, 12 e 16 Kg de MS verde de forragem naiva/100 Kg peso vivo/dia) e nas estaç es do ano. Foram realizados dois experimentos: um com novilhos de recria até a terminaç o e outro com novilhos de terminaç o. A caracterísica que apresentou a mais alta correlaç o com o peso vivo foi o perímetro torácico, r 0,92 e r 0,87 respecivamente, quando se considerou somente as diferentes ofertas de forragem naiva. Quando foi considerado, no modelo, o efeito das estaç es do ano nas ofertas 4, 8, 12 e 16%, o perímetro torácico variou junto com o peso vivo.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.