COMPORTAMENTO DE LEGUMINOSAS FORRAGEIRAS TROPICAIS SOB SOMBREAMENTO
Resumo
Grande relevância é dada aos estudos sobre o grau de tolerância das leguminosas ao sombreamento, emsistemas agrossilvi pastoris. Por isso, foi feito um estudo do comportamento das leguminosas Arachis pintoi (Arachis).Crraylia urgentes (Cratilia), Macroptilium atroputpureunt (siratro) e Pueraria phaseoloides (Kudzu Tropical), nosníveis de 25%, 50% e 75% de sombreamento, que foram obtidos artificialmente utilizando armações com telas de som bri teinstaladas na área da Embrapa Agrobiologia, em Seropédica-121. O sombreamento no I" corte (105 dias após o plantio)aumentou o comprimento da haste do Kudzu Tropical e do Siratro, ja a matéria seca foliar do Kudzu Tropical foi maior nonível 25 % de sombra. No 2') corte (70 dias após o 1° corte), o Kudzu Tropical e o Siratro apresentaram maiores produçõesde matéria seca de raízes com 25 % de sombreamento, o Arachis com O % e Cratilia foi indiferente ao sombreamento. Amatéria seca de haste (MS11) no 2" corte do Kudzu Tropical, Siratro e Cratilia não foi afetada pelo sombreamento, enquantoo Arachis apresentou produções de MS11 nos níveis 25 e 50 % iguais a testemunha, porém apresentou uma queda de 94% na MSFI com aumento do sombreamento de 50 para 75.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.