EFEITO DO SOMBREAMENTO NO CRESCIMENTO INICIAL DE GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS TROPICAIS
Resumo
A arborização de pastagens com leguminosas fixadoras de nitrogênio representa a estratégia mais econômica e ecológica para se adicionar nitrogênio no sistema solo-planta. No entanto, para que a pastagem seja arborizada, é necessá- rio identificar espécies de gramíneas capazes de crescer sob arvores onde a intensidade de luz é baixa. O presente estudo foi conduzido na Embrapa Agrobiologia, Seropédica-RJ, para avaliar o efeito do sombreamento, nos níveis de 25.50 e 75%, no crescimento de partes das plantas de Coast cross 1, Pennisetum purpureum cv. Cameron e Brachiaria brizantha cv. Marandu. A B. brizantha e o P purpureum apresentaram melhor adaptação ao sombreamento do que Coast cross 1, baseando-se na produção de matéria seca da parte aérea das plantas. Todas as espécies reduziram a matéria seca das raízes com o aumento dos níveis de sombreamento, apesar da B. brizantha sempre apresentar, pelo menos, três vezes mais peso seco nas raízes do que as outras duas espécies.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.