Sistemas de alimentação durante o acasalamento outonal de vacas primíparas com cria ao pé
Resumo
Foram avaliados três sistemas de alimentação através da taxa de prenhez (TP) e desempenho econômico de vacas Hereford primíparas com cria ao pé, paridas aos 30 meses de idade e acasaladas no outono. Os sistemas de alimentação foram constituídos em: pastagem nativa roçada e sal proteinado (RSP, n= 18 vacas); pastagem nativa diferida e sal proteinado (DSP, n= 41 vacas) e pastagem nativa diferida e sal mineral (DSM, n= 19 vacas) em um delineamento experimental inteiramente casuali- zado. Os parâmetros analisados foram: ganho de peso diário no acasalamento (GDM), TP e escore de condição corporal (ECC). A TP não diferiu (P>0,05) entre os sistemas. Foram observados diferentes GDM (P<0,05) entre os sistemas, entretanto o ECC no fi nal do acasalamento não diferiu (P>0,05). O uso do sal proteinado e da pastagem nativa roçada possibilitaram maior ganho de peso. As vacas que conceberam apresentaram maiores (P<0,05) valores dos parâmetros avaliados em relação às vazias. O sistema alimentar baseado no diferimento e suplementação com sal proteinado permitiu maior renda líquida.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.