USO DE DIFERENTES FONTES E NÍVEIS DE LIPÍDIOS NA ALIMENTAÇÃO DE ALEVINOS DE JUNDIÁ Rhamdia quelen
Palavras-chave:
alevinos, lipídio, Rhamdia.Resumo
Com o objetivo de avaliar o efeito dos lipídios no desenvolvimento e na composição corporal de alevinos de jundiá, foram testadas três fontes (banha suína, óleo de soja e óleo de canola) e dois níveis de inclusão (5 e 10 %) em dietas secas preparadas com fígado de frango cru e levedura de cana. O delineamento usado foi inteiramente casualizado, em um esquema fatorial (3 fontes e 2 níveis), constituindo 6 tratamentos e 3 repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste F em nível de significância de 5%, e as médias foram comparadas pelo teste Tukey. Os parâmetros estimados foram: peso médio, ganho médio diário, sobrevivência, fator de condição, rendimento de carcaça, crescimento, composição corporal, deposição e taxa de deposição de proteína e de gordura na carcaça. Desses parâmetros, somente a composição corporal e a deposição de proteína e de gordura na carcaça apresentaram interação entre as fontes e os níveis testados (P<0,05), concluindo-se que as fontes e os níveis de lipídios testados não alteram os parâmetros de desempenho, mas promovem uma variação na composição corporal do jundiá (Rhamdia quelen).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.