USO DE DIFERENTES FONTES E NÍVEIS DE LIPÍDIOS NA ALIMENTAÇÃO DE ALEVINOS DE JUNDIÁ Rhamdia quelen
Resumo
Com o objetivo de avaliar o efeito dos lipídios no desenvolvimento e na composição corporal de alevinos de jundiá, foram testadas três fontes (banha suína, óleo de soja e óleo de canola) e dois níveis de inclusão (5 e 10 %) em dietas secas preparadas com fígado de frango cru e levedura de cana. O delineamento usado foi inteiramente casualizado, em um esquema fatorial (3 fontes e 2 níveis), constituindo 6 tratamentos e 3 repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste F em nível de significância de 5%, e as médias foram comparadas pelo teste Tukey. Os parâmetros estimados foram: peso médio, ganho médio diário, sobrevivência, fator de condição, rendimento de carcaça, crescimento, composição corporal, deposição e taxa de deposição de proteína e de gordura na carcaça. Desses parâmetros, somente a composição corporal e a deposição de proteína e de gordura na carcaça apresentaram interação entre as fontes e os níveis testados (P<0,05), concluindo-se que as fontes e os níveis de lipídios testados não alteram os parâmetros de desempenho, mas promovem uma variação na composição corporal do jundiá (Rhamdia quelen).
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.