Avaliação da qualidade de seis marcas comerciais de carne bovina comercializadas em duas redes de supermercado no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade e a uniformidade das características de qualidade da carne bovina de seis marcas disponíveis em duas redes de supermercados em Porto Alegre, RS. A qualidade foi avaliada através da maciez, teor de gordura intramuscular, grau de marmorização, cor, pH, teor de umidade, temperatura no ponto de venda e período de estocagem refrigerada. De cada marca, analisaram-se dez amostras de contrafi lé (m. Longissimus dorsi), coletadas em diferentes lojas de cada rede. Não houve efeito dos fatores: grau de marmorização, pH, teor de umidade, temperatura no ponto de venda e período de estocagem refrigerada. A maciez da carne bovina comercializada em Porto Alegre foi classifi cada como intermediária (4,14 kg/ cm2), apresentando pouca uniformidade (CV= 28,5%), grande variação do conteúdo de gordura intramuscular (CV= 74,9%) e da cor (CV= 30,4%). O uso de marca não garante a uniformidade das características de qualidade da carne bovina comercializada em Porto Alegre, RS.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.