EFEITO DO PERÍODO DE INUNDAÇÃO DO SOLO NA ABSORÇÃO DE NUTRIENTES, USO DA ÁGUA E CRESCIMENTO DA PLANTA DE SOJA
Resumo
Este estudo, realizado em casa de vegetação, avaliou o efeito do período de inundação do solo (série Guaíba - Ultisol) sobre o uso da água, absorção de nutrientes c crescimento da planta de soja. Períodos de inundação de 5, 10, 20 e 26 dias de duração, impostos quando a planta apresentava três folhas trifolioladas desenroladas, comparados com a condição hídrica de capacidade de campo, constituíram os tratamentos. O tratamento de 26 dias de inundação encerrou, quando surgiu a primeira flor na planta de soja. O consumo de água por grama de massa seca produzida elevou-se, progressivamente, com a duração da inundação, reduzindo a eficiência da planta em relação a este fator. A absorção de água por planta diminuiu com a inundação. A inundação reduziu a estatura e o peso de massa seca da planta, mas aumentou a quantidade de raízes pela emissão de raízes adventícias, como reação ao ambiente com baixa disponibilidade de oxigênio. Os teores de P, K, Ca, Mg e Mn no tecido da planta diminuíram com a duração da inundação, enquanto foi detectado um teor elevado de Fe, com a inundação imposta até o início da floração.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.