A CIANAMIDA HIDROGENADA, O ÓLEO MINERAL E O EXTRATO DE ALHO NA QUEBRA DE DORMÊNCIA E PRODUÇÃO DA AMEIXEIRA `SHIRO' EM TEXCOCO — MÉXICO

  • GILMAR ARDUINO BETTIO MARODIN
  • ALBERTO ENRIQUE BECERRIL ROMÁN
Palavras-chave: Prunus spp., brotação induzida

Resumo

A percentagem de produção de gemas vegetais e florais, a percentagem de queda de gemas e a produção da ameixeira híbrida 'Shiro' foram avaliadas em pomar do Colégio de Postgraduados de Texcoco — México, no período de janeiro a julho de 1995. Foram aplicados, logo após a poda de inverno, no estágio de gema dormente, os seguintes tratamentos: 1) Cianamida Hidrogenada (CH) 0,245%; 2) CH 0,245% + Óleo Mineral (OM) 2%; 3) CH 0,245% + Extrato de alho (EA.) 3%; 4) CH 0,245% + E.A. 4%; 5) E.A. 3% + O.M. 2%; 6) E.A. 4% + O.M. 2%; 7) E.A. 3%; 8) E.A. 4%; 9) O.M. 2% e 10) 'Tratamento testemunha, com aplicação de água. A aplicação foi realizada com pulverizador costal manual, gastando-se em média 1,25 litros de calda por planta. A percentagem de geMas vegetais brotadas foi significativamente superior, no tratamento de CH 0,245% + O.M. 2%, em relação a todos os tratamentos. Houve uma antecipação média de 20 dias na brotação das plantas submetidas a este tratamento, em comparação ao tratamento testemunha. A percentagem final de floração foi maior nas plantas que receberam tratamentos com a cianamida, que também apresentaram menor percentual de gemas caídas e a maior produção por planta. Houve uma antecipação de colheita de 15 dias para os tratamentos com a cianamida e de 4 dias para os demais, exceto nas plantas tratadas apenas com O.M. 2%. O óleo mineral sozinho não diferiu da comparação com o tratamento testemunha. Os tratamentos com extrato de alho, aplicados isoladamente ou associados ao O.M. 2%, não foram efetivos para estimular brotação das gemas vegetativas e florais, assim como não reduziram a queda de gemas, resultando em uma produção similar à testemunha. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1997-12-30
Como Citar
MARODIN, G. A. B.; ROMÁN, A. E. B. A CIANAMIDA HIDROGENADA, O ÓLEO MINERAL E O EXTRATO DE ALHO NA QUEBRA DE DORMÊNCIA E PRODUÇÃO DA AMEIXEIRA `SHIRO’ EM TEXCOCO — MÉXICO . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 3, n. 2, p. 177-181, 30 dez. 1997.

Most read articles by the same author(s)