CONTROLE QUÍMICO DA COCHONILHA "ESCAMA FARINHA" DOS CITROS Unaspis citri (COMSTOCK, 1883) (HOMOPTERA, DIASPIDIDAE)
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a ação de novos inseticidas no controle da cochonilha "escama farinha" em pomar de citros da cultivar Valência, com sete anos de idade. Em delineamento de blocos completos ao acaso, com três repetições, foram aplicados os seguintes tratamentos, expressos em gramas de ingrediente ativo por planta: flufenoxuron 0,375; flufenoxuron 0,375 mais óleo mineral 40,0; teflubenzuron 0,375; teflubenzuron 0,375 mais óleo minera140,0; óleo mineral 40,0; malatiom 0,75 mais óleo mineral 40,0; buprofezin 1,25; buprofezin 2,50; buprofezin 1,25 mais óleo mineral 37,8; óleo mineral 37,8; malatiom 0,75 mais óleo mineral 37,8; malatiom 0,75; testemunha. As avaliações da população da cochonilha foram feitas aos 18 e 56 dias após a pulverização dos produtos. Em cada planta, no dia anterior à pulverização, foram delimitadas duas áreas de 10 cm' (2 cm x 5 cm), em regiões do caule e ramos com alta infestação. Os produtos mais eficientes no controle de Unaspis citri (Comstock, 1883) foram malatiom mais óleo mineral, buprofezin mais óleo mineral e malatiom sozinho.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.