CONTROLE QUÍMICO DO MINADOR-DAS-FOLHAS DOS CITROS Phyllocnistis citrella Stainton, 1856
Resumo
Com o objetivo de avaliar o controle químico do minador-das-folhas dos citros, foi executado um ensaio em viveiro de citros sobre mudas de laranjeira da cultivar Valência. Os produtos utilizados (i. a.) e dose de produto comercial/l00 litros + 250 de ml); água, fention foram: (100 imidaclopride ml); testemunha. (150 g); Os Bacillus tratamentos thuringiensis Bacillus thuringiensis, (200 g); lufenuron lufenuron, (75 ml); abamectina abamectina + óleo + óleo mineral mineral e fention (25 ml foram pulverizados nas copas; o tratamento imidaclopride foi aplicado utilizando a técnica de molhar o caule da muda e o solo. O delineamento estatístico foi blocos completos ao acaso, com seis tratamentos e quatro repetições. Em cada tratamento foram utilizadas 20 plantas (5/bloco), sendo que, para as avaliações, foram coletadas 10 folhas/planta. As avaliações foram feitas aos 7 e aos 14 dias após a pulverização. Os resultados obtidos indicam que os produtos imidaclopride, lufenuron e abamectina mais óleo mineral foram os mais eficientes; o Bacillus thuringiensis foi de eficiência moderada. O produto fention não foi eficiente.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.