CARACTERIZACIÓN DEL SECTOR BRASILEÑO EXPORTADOR DE FRUTAS TROPICALES
Palavras-chave:
Brasil, comércio exterior, fruta tropical, exportação, pesquisa de mercado.Resumo
O trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada com empresas brasileiras exportadoras de frutas tropicais. O objetivo principal do estudo foi tentar caracterizar tais empresas com o propósito de conhecer as suas estruturas, estratégias de venda, de crescimento e de promoção dos produtos, os planos de marketing, os principais mercados importadores e os problemas enfrentados para exportar, entre outros fatores. A partir dos resultados busca-se diagnosticar quais são os aspectos que dificultam um melhor desempenho exportador desse setor e, na medida do possível, apontar algumas soluções. O pouco tempo de atuação no mercado de frutas, o reduzido tamanho das empresas, a concentração dos envios a um único mercado, a venda em consignação, a falta de previsão de vendas e de um programa de marketing, a pouca importância atribuída aos estudos de mercado, propaganda e apoio aos produtos e o deficiente apoio governamental são alguns dos fatores que dificultam as exportações de frutas tropicais aos mercados da União Européia.
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