Antecipação e concentração da colheita da ameixa ‘Irati’ tratada com Ethephon
Resumo
Com o objetivo de avaliar o efeito do ethephon na antecipação e diminuição do número de repasses durante a colheita da ameixa ‘Irati’ foi realizado um experimento no Centro de Pesquisa da Região da Serra – FEPAGRO SERRA, em Veranópolis, RS. Utilizou-se o delineamento experimental completamente casualizado combinando, em um esquema fatorial 2 x 4 x 5, duas datas de aplicação, quatro concentrações de ethephon e cinco repasses para colheita. A calda foi aplicada diretamente sobre os frutos até o ponto de escorrimento, com o auxílio de um pulverizador costal. A aplicação de ethephon oito dias antes da colheita permitiu a retirada de maior quantidade de frutos no primeiro repasse em relação à aplicação feita quatro dias antes. As duas épocas de aplicação possibilitaram colher em torno de 80% dos frutos nos dois primeiros repasses. No primeiro repasse, a colheita de frutos foi maior nos tratamentos com ethephon, não havendo diferença significativa entre as concentrações. O peso médio dos frutos foi maior nos tratamentos 0, 120 e 240 mg/L e nos dois primeiros repasses.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.