INTERAÇÃO ENTRE AUXINAS DE SÍNTESE E FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES: INFLUÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DE PLÂNTULAS DE LARANJEIRA AZEDA • (Citrus aurantium L.)
Resumo
Fungos micorrízicos arbusculares (Glomus intraradices Schenck & Smith) induziram maior crescimento radicular e aéreo, e maior conteúdo de P foliar em plântulas de laranjeira azeda (Citrus aurantium L.). A aplicação, via radicular, de ácido indolbutfrico (MB) na concentração de 2,0 g/1, mostrou-se ineficaz para estimular o crescimento das plântulas cultivadas em ausência de MVA, mas apresentou um efeito interativo positivo ao ser aplicado em plântulas micorrizadas. O tratamento com ácido naftalenoacético (ANA), na concentração de 0,5 g/I, mostrou-se ineficiente para estimular o crescimento tanto em plântulas não micorrizadas, como micorrizadas.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.