ADSORÇÃO DE FENÓLICOS AO SOLO REDUZ SUA ATIVIDADE ALELOPÁTICA
Resumo
Alelopatia poderia ser utilizada para reduzir infestações de plantas daninhas, mas a adsorção de aleloqufmicosao solo pode reduzir sua eficácia. Os objetivos deste trabalho foram avaliar o efeito de catecol e dos ácidos cafeico, ferúlicoe salicflico na inibição da germinação de Seta ria faberi (SETFA) em experimentos em placa de Petri e em vasos; e quantificara adsorção destes fenólicos num solo argiloso. Experimentos em placa de Petri, utilizando SETFA como espécie indicadora,demonstraram que o potencial alelopático dos fenólicos testados foi: ácido ferúlico > catecol > ácido salicfiico > ácidocafeico. Ácido cafeico, até 27 mM, não afetou a germinação de SETFA. Ocorreu melhor germinação de SETFA no solo doque em placas-de-petri, sugerindo que a adsorção afetou o desempenho dos fenólicos. A adsorção destes fenólicos ao solovariou entre 10 e 40% do total aplicado. Ácido cafeico e catecol tiveram maior afinidade pelo solo do que os ácidos salicilicoe fennico. A quantidade destes fenólicos em 12 tília de palha de trigo não foi suficiente para reduzir significativamente agerminação de SETFA no campo. Estes resultados indicam que os efeitos inibitórios dos aleloqufmicos são limitados pelasua dose e adsorção ao solo.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.