EFICIÊNCIA DE ISCAS COM BASE EM ÁCIDO BÓRICO NO CONTROLE DE Sarasinula linguaeformis (SEMPER, 1885) (MOLLUSCA, VERONICELLIDAE)
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de iscas com base em ácido bórico, no controle de Sarasinula linguaeformis (Semper, 1885) (Mollusca, Veronicellidae). O experimento foi conduzido em condições de laboratório, no Centro de Pesquisa para Pequenas Propriedades, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S. A., em Chapecó, Santa Catarina. Foi utilizado delineamento completamente casualizado, com nove tratamentos e cinco repetições. Cada parcela constou de três lesmas contidas em caixas tipo "gerbox". Os tratamentos foram constituídos de iscas com diferentes percentagens de ácido bórico, elaboradas com a mistura de farinha de trigo, farinha de milho e ovos. As iscas, além de atrativas, controlaram as lesmas, principalmente nas concentrações de 2,0; 3,0; 5,0 e 10,0 %de ácido bórico, provocando a mortalidade entre 99,46 a 100 % dos indivíduos, até 72 horas após o fornecimento das iscas.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.