EFICIÊNCIA DE ISCAS COM BASE EM ÁCIDO BÓRICO NO CONTROLE DE Sarasinula linguaeformis (SEMPER, 1885) (MOLLUSCA, VERONICELLIDAE)

  • JOSÉ MARIA MILANEZ
  • LUÍS ANTÔNIO CHIARADIA
Palavras-chave: lesma

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de iscas com base em ácido bórico, no controle de Sarasinula linguaeformis (Semper, 1885) (Mollusca, Veronicellidae). O experimento foi conduzido em condições de laboratório, no Centro de Pesquisa para Pequenas Propriedades, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S. A., em Chapecó, Santa Catarina. Foi utilizado delineamento completamente casualizado, com nove tratamentos e cinco repetições. Cada parcela constou de três lesmas contidas em caixas tipo "gerbox". Os tratamentos foram constituídos de iscas com diferentes percentagens de ácido bórico, elaboradas com a mistura de farinha de trigo, farinha de milho e ovos. As iscas, além de atrativas, controlaram as lesmas, principalmente nas concentrações de 2,0; 3,0; 5,0 e 10,0 %de ácido bórico, provocando a mortalidade entre 99,46 a 100 % dos indivíduos, até 72 horas após o fornecimento das iscas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1999-12-30
Como Citar
MILANEZ, J. M.; CHIARADIA, L. A. EFICIÊNCIA DE ISCAS COM BASE EM ÁCIDO BÓRICO NO CONTROLE DE Sarasinula linguaeformis (SEMPER, 1885) (MOLLUSCA, VERONICELLIDAE). Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 5, n. 2, p. 351-355, 30 dez. 1999.