Produção de mudas de tomateiro por estaquia sobre o efeito de diferentes substratos e concentrações de ácido indolbutírico

  • André Ricardo Zeist
  • Gentil Felix da Silva Neto
  • Clevison Luiz Giacobbo
  • Cleber Maus Alberto
  • Fernando Shimitdke
Palavras-chave: Solanum lycopersicum. Olericultura. Propagação vegetativa

Resumo

As mudas de tomateiro obtidas por propagação vegetativa possuem as mesmas características genéticas da planta matriz. Fatores internos, como o balanço hormonal e o potencial genético, além de fatores externos, influenciam no enraizamento de estacas. O objetivo deste trabalho foi determinar o melhor tipo de substrato e concentração de Ácido Indolbutirico (AIB) na estaquia de tomateiro cultivar Santa Cruz Kada®. Para a produção de mudas o delineamento utilizado foi em bifatorial 4 x 3, sendo comparadas quatro concentrações de AIB (0; 1000; 2000 e 3000 mg.L-1) e três substratos (areia lavada, casca de arroz semicarbonizada e substrato comercial Turfa Fértil®). Após 28 dias, foram retiradas as estacas e realizadas as avaliações. Com base nos resultados obtidos no trabalho, é possível considerar que a estaquia é um método adequado para a propagação de tomateiro. Não existindo necessidade da aplicação de AIB exógeno para o enraizamento de estacas de tomateiro cultivar Santa Cruz Kada®, sendo o substrato comercial (Turfa Fértil®) e casca de arroz semicarbonizada viáveis para o enraizamento das estacas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-12-20
Como Citar
ZEIST, A. R.; NETO, G. F. DA S.; GIACOBBO, C. L.; ALBERTO, C. M.; SHIMITDKE, F. Produção de mudas de tomateiro por estaquia sobre o efeito de diferentes substratos e concentrações de ácido indolbutírico. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 19, n. 1/2, p. 66-72, 20 dez. 2013.