Ocorrência de mancha bacteriana, causada por pseudomonas syringae em mudas de mamoeiro (Carica papaya L.) no Rio Grande do Sul
Resumo
Relata-se a primeira ocorrência de Pseudomonas syringae em mamão no Rio Grande do Sul. A doença foi constatada em mudas com 5 a 7 cm de altura e 4 a 6 folhas, cerca de 15 dias após a emergência, inicialmente no cv. Golden e depois nos cvs. Sunrise Solo, S. Solo - Diva e S. Solo - M5. Os sintomas incluíam pequenas manchas de encharcamento, principalmente nas bordas das folhas, que aumentavam de tamanho e evoluíam para necroses, de coloração marrom e formato irregular. Entre o tecido necrosado e o sadio formava-se uma região clorótica típica de crestamento bacteriano.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.