Ocorrência de mancha bacteriana, causada por pseudomonas syringae em mudas de mamoeiro (Carica papaya L.) no Rio Grande do Sul

Autores

  • João Caetano Fioravanço
  • Norimar D'Ávila Denardin
  • Marília Caleffi Paiva
  • Andréia Iraci Tumelero

Palavras-chave:

Mamão 'Papaya', doença bacteriana, sintomas, etiologia.

Resumo

 Relata-se a primeira ocorrência de Pseudomonas syringae em mamão no Rio Grande do Sul. A doença foi constatada em mudas com 5 a 7 cm de altura e 4 a 6 folhas, cerca de 15 dias após a emergência, inicialmente no cv. Golden e depois nos cvs. Sunrise Solo, S. Solo - Diva e S. Solo - M5. Os sintomas incluíam pequenas manchas de encharcamento, principalmente nas bordas das folhas, que aumentavam de tamanho e evoluíam para necroses, de coloração marrom e formato irregular. Entre o tecido necrosado e o sadio formava-se uma região clorótica típica de crestamento bacteriano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-12-30

Como Citar

FIORAVANÇO, João Caetano; DENARDIN, Norimar D'Ávila; PAIVA, Marília Caleffi; TUMELERO, Andréia Iraci. Ocorrência de mancha bacteriana, causada por pseudomonas syringae em mudas de mamoeiro (Carica papaya L.) no Rio Grande do Sul . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, [S. l.], v. 10, n. 1/2, p. 113–117, 2004. Disponível em: https://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag/article/view/305. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

Nota Científica

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.