Caracterização da “rede de comercialização” de frutas e hortaliças do município de Veranópolis, Rio Grande do Sul
Resumo
O trabalho foi realizado com o objetivo de caracterizar a “rede de comercialização” de frutas e hortaliças do município de Veranópolis, no intuito de conhecer sua dimensão, produtos que trabalha, origem e destino dos produtos, relação com os clientes e importância econômica e social. A “rede” apresenta uma área de abrangência que inclui o RS e outros estados do Brasil, princi- palmente os das regiões Sul e Sudeste e, inclusive, outros países. Muitas empresas especializaram-se no comércio de um ou mais produtos, enquanto outras são multiprodutos. Comprovou-se que as operações de benefi ciamento, na maioria das empresas, são incipientes, e não há uma preocupação maior com a qualidade e a integridade dos produtos. As perdas são elevadas e seu controle e registro são pouco efi cientes, exigindo mudanças nos setores de transporte e armazenagem. Os principais clientes das empresas são intermediários que abastecem pequenos estabelecimentos varejistas. Em sua maioria, as empresas da “rede de comercializa- ção” de frutas e hortaliças estão satisfeitas com a produção do setor primário local e demonstraram interesse em adquirir maior quantidade e valorizar os produtos da região. Para isso, relacionam a necessidade de adoção, por parte dos produtores locais, de técnicas modernas de produção, melhoria na qualidade dos produtos e aumento do volume ofertado. A valorização da produção local, através de um maior entendimento entre produtores e comerciantes, pode trazer benefícios para os participantes da cadeia de abastecimento e, principalmente, para os consumidores.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.